31/08/2014

#Blog Day

via Revista de Blogues
"O Blog Day, ou Dia do Blogue, foi estabelecido de forma informal no 31 de Agosto por todos os Bloggers a nível mundial. É o dia internacional do Weblog, Blogue ou simplesmente Blog.
Esta data foi escolhida porque os números 31/08 se assemelham com a palavra Blog.
Foi definido que durante esse dia, bloggers de todo o mundo deverão colocar uma mensagem aos seus leitores, referenciando outros blogs que considerem interessantes. Desta forma, os seus leitores poderão descobrir novos blogs para serem lidos, divulgando outros blogs pela internet."

Há muitos anos que sigo blogs. Pois se eu ainda sou do tempo em que a Pipoca era uma criança (na blogosfera)!Sigo bastantes, de várias temáticas, uns mais assíduamente que outros, mas claro que há alguns que estão entre as minhas preferências:

Saídos da Concha: Simplesmente adoro o tipo de vida simples que a Constança leva, cheia de coisas bonitas saídas das suas mãos prendadas.

Quadripolaridades: Gosto desta ursa, pronto, sem papas na língua, não manda dizer o recado por ninguém.

Young House Love: Um blog em "estrangeiro" de uma família do mais fofo que há com um jeito para o DIY que até mete nervos e um gosto pela decoração de meter inveja.

Shiuuuu: O que de mais parecido temos com o PostSecret. É irresistível dar uma espreitadela aos segredos dos outros.

Quais são os vossos blogs do coração?


29/08/2014

Querida cadela "mai" noba:

Gosto muito de ti e tudo e tudo no mundo, mas POR FAVOR não voltes a trazer-me cabeças de galinha em decomposição para casa ou vamos ter sérios problemas. Muito agradecida!

(O nojo!!! O drama!!! O horror!!!)

23/08/2014

Meu pobre velhote

Há muitos anos que tenho gatos e, não morando num apartamento, eles têm autorização de saída. Dão as suas voltinhas, afiam as unhas nas árvores, rebolam-se na terra, fazem grandes sonecas ao sol e preferem usar o grande sanitário exterior do que o caixote de areia. Nunca se afastam muito e depois do recreio voltam para casa.
Há uns 2 dias reparei que o meu gato tinha uma coisa no pelo. Pensei que era uma daquelas bolinhas que parecem de velcro que apanham nas ervas. Não era! Tinha um chumbo alojado numa omoplata. Não bastando ser um velhote resmungão e surdo como uma porta (nem deve ter dado por nada até aquilo se enterrar no corpo, não tendo sequer como fugir), alguém achou por bem brincar ao tiro ao alvo com ele.
A essa pessoa desejo que alguém lhe enfie uma chumbada testículos acima para ver se gosta. Ah, sim, isto é coisa de testosterona desregulada.
O gato está bem, felizmente!

11/08/2014

Coisas que me deprimem um pouco

Ainda nem ter tido férias e já ser atacada por campanhas de regresso às aulas assim que vou ao supermercado.

09/08/2014

Das pessoas no geral e algumas em particular #2

Fico cheia de urticária com aquelas pessoas que dizem que nunca deitam nada fora e que quando fazem as suas arrumações juntam as coisas de que já não querem num saquinho e as colocam ao lado do caixote do lixo para quem quiser. Fazem-me lembrar as grandes superfícies comerciais que não podem dar os alimentos às pessoas que precisam deles e que os colocam no caixote do lixo e quem quiser que vá lá escolher. Ora vamos lá ver, eu sei que são todas pessoas muito ocupadas e que não podem fazer mais do que encostar o saquinho ao caixote lá da rua, mas se fossem vocês que precisassem gostavam de receber o que precisam da mão de alguém ou de andar a escarafunchar no lixo? Não respondam, acho que sei a resposta. O que não falta são sitios que aceitem bens. Eu conheço alguns e alguns até vão buscar a casa se a quantidade o justificar.
Na minha rua há uma pessoa dessas, pelo menos. Quando dá a volta aos seus livros deixa os que não quer ao lado do ecoponto quer faça chuva ou sol. Deixar livros à chuva é o mesmo que deitá-los no ecoponto, portanto não sei se dorme mais tranquila pela boa acção do dia que fez ou não, mas se dorme não devia. E porque é que ela não faz os 2 ou 3 kms que a separam da biblioteca municipal e deixa lá os livros para que várias pessoas possam usufruir deles? Porque não está para isso, porque não ganha nada com isso, porque assim não perde tempo da sua vida ocupada, porque se calhar até acha que está a ser fantasticamente generosa com os pobrezinhos, coitadinhos, que mesmo que tenham livros empapados, vindos do lixo, sempre é melhor do que não terem nenhuns.
O lixo como o próprio nome indica é para colocar o lixo e não as coisas que queremos doar a outras pessoas.

06/08/2014

Sweets for my sweet #3



Livros novos e usados para a biblioteca da minha pequenina que há-de vir. Só espero que venha a gostar de ler como a mamã.

05/08/2014

Auto-play Videos: Thanks, but no thanks!

Esta coisa nova do Facebook de pôr os videos a rodar à medida que vamos descendo a página não me estava a aborrecer mesmo nada até há uns minutos atrás. Seguidos um ao outro apareceram um video de uma criatura a maltratar um animal e um video de uma criatura a maltratar uma criança. Só vi uns segundos, mas para mim é o suficiente. A saber: Settings > Videos > Auto-play Videos > Off
De nada.

De noite todos os gatos são pardos (e alguns cães também)*

Nem sempre é fácil manter os ânimos calmos numa casa com cães e gatos. Cá em casa há um "generation gap": uns estão a chegar aos 10 anos, enquanto outros ainda são jovens e já se sabe que que burro velho não aprende línguas. A cadela mais velha é uma ternura, mas não pode com gatos e o gato mais velho, uma versão felina do velhote do up, não pode com nenhum ser vivo.
A minha esperança estava nas mais novas. Pensava eu que habituadas desde tenra idade tudo ia ser um mar de rosas. A cadela é uma paz de alma, só quer é brincar com os irmãos, sejam cães ou gatos, mas não ajuda ser do tamanho de uma vitela e tentar constantemente enfiar a cabeça da gata pela boca dentro e lamber-lhe o lombo todo e puxar-lhe o rabo. Se há coisa que os gatos odeiam são essas badalhoquices! Ao gato nem tenta porque leva duas palmadas e uma bufadela que ele não é para brincadeiras.
Ainda por cima são ambas malhadas com as mesmas cores, a fazer "pendant" e fofas que só elas e os animais fofos nas fotos fofas no Facebook estão sempre felizes e em paz e dão-se todos muito bem, ora essa!
Esta noite acordei por volta das 5h e quando acendi a luz deparei-me com o seguinte cenário: a gata estava deitada aos pés da cama, a cadela também estava deitada a dormitar com a cabeça apoiada nas patas traseiras da gata e a gata aproveitava para lhe lamber e mordiscar as orelhas.
Quer-me parecer que temos progressos! Demorou, mas estamos no bom caminho.

* Ou o que fazem os seus animais enquanto você dorme

04/08/2014

3 coisas que há 10 anos eram muito out e agora são super in (e ainda bem)

- Levar a marmita com o almoço e mais o lanchinho da manhã e o da tarde e sabe Deus mais o quê

Há mais ou menos 10 anos quando chegava a hora de almoço uns quantos gatos pingados tiravam o bom do Tupperware da mala e eram olhados com um misto de nojo e pena pela maioria que almoçava nos restaurantes. Assim como ninguém percebia porque razão se traziam iogurtes de casa para o lanche quando no café ao lado vendiam os mesmos iogurtes (pelo triplo do preço, claro). Isso hoje mudou. Quer pela crise, quer pela adopção de hábitos alimentares diferentes é até trendy levar o seu próprio almoço. As revistas fazem artigos sobre isso, publicam as receitas ideais para fazer de véspera, a Tupperware lançou as caixinhas mais jeitosas e com talheres e divisórias a lembrar os Bento japoneses e há bolsas todas giras à venda para enfiar tudo lá dentro sem parecermos a família que vai para a praia com o Campingaz atrás.

- Saber fazer croché, tricô, costurar à máquina e afins

Até uma certa altura não se podia admitir que se sabia fazer certas coisas porque era embaraçoso e até um bocado foleiro (é foleiro dizer foleiro?) quer diante de mulheres quer diante de homens. Felizmente isso está a mudar e hoje já há bastantes sítios onde há cursos dos chamados lavores e com bastante aceitação e sem vergonhas. Confesso que (já) não sei croché e tricô nunca soube, mas que vou costurando qualquer coisinha mais simples na minha máquina e que gostava mesmo de saber mais qualquer coisa.

- Restaurar, reciclar e renovar

Ninguém, ou muito pouca gente, andava à procura das peças do tempo dos afonsinhos para perder dois fins de semana de volta delas e lhes dar uma cara nova. Não havia tempo nem vontade para coisas velhas quando se podia comprar tudo novo. Agora há menos dinheiro, logo há mais vontade para procurar peças especiais e dar-lhes uma nova vida. Eu pessoalmente gosto muito de peças mid century e acho que dão um toque único a uma casa, mas ainda não me atrevi a meter maus à obra numa empreitada dessas.Comprar em 2ª mão também já não é assim tão ai-meu-Deus-que-parecemos-pobrezinhos como dantes.

Nota: Não recebi nada da Tupperware para escrever este post (mas tenho pena), nem da Campingaz (já não tenho assim tanta pena)


03/08/2014

This totally rocks (literally)

Sabem aquelas pessoas que não conseguem manter uma planta viva? Nem uma? Nem sequer um cacto? Bom, estão a "olhar" para uma. Se estão no mesmo barco que eu este DIY é para vocês. Nada de sustos, porque parece mesmo fácil e dá para fazer com a criançada.


Tem ou não tem um aspecto engraçado? E não faz mal que não seka regado durante 5 anos que não morre e essa é a boa notícia. Yay! O tutorial está aqui.

02/08/2014

Reacção da minha mãe à informação do post anterior

Nenhuma.

É um avanço. Nos meus tempos de escola teria dito: Segundo lugar?! Pfft!! Nunca te esforças o suficiente!