14/04/2014

Livros, livros e mais livros

No outro dia vinha a ouvir uma rádio local e dizia o animador com entusiasmo como se fosse um orgulho "acho que nunca li um livro na vida" e eu fiquei com aquela cara de "Como?"
Adoro livros e adoro ler. Nunca precisaram de me impingir livros, porque em pequena já gostava de ir à biblioteca escolher livros para ler e hoje continuo a devorar livros na medida do tempo que tenho, que já não é o mesmo que tinha em pequena. Por isso, custa-me entender este gáudio que certas pessoas têm em não ler. E o pior é que com este tipo de exemplo muitos miúdos não adquirem o gosto por ler e vão transformar-se em adultos que não gostam de ler e nem sabem o que perdem!
É verdade que os livros são cada vez mais caros, mas ir ao cinema, ir a concertos, etc, também. Hoje em dia é tudo caro, certo? Além disso, não é preciso gastar dinheiro para ler. Há a boa velha biblioteca, por exemplo, que já não é assim tão velha como isso. Engane-se quem pensa que a biblioteca é um sítio escuro cheio de clássicos com 50 anos e cheiro a pó. Hoje em dia as bibliotecas têm infraestruturas modernas e livros acabados de sair das editoras. Há inúmeros grupos de troca de livros no Facebook, há o Winkingbooks (uma das melhores plataformas de troca de livros online), há ebooks, muitas vezes grátis, para (quem tem) smartphones e afins... Bom, há imensas possibilidades para se ler sem ter de se fazer um rombo no orçamento.


3 comentários:

  1. Também me custa a acreditar quando alguém me diz que nunca leu um livro na vida. Ler faz bem. Ler desenvolve o cérebro e abre as nossas mentes.

    Eu uso o site Winkingbooks e já adquiri uma boa quantidade de livros lá, a custo zero! E livros bem novos ainda!

    ResponderEliminar